Apoie o Budismo para o Mundo

Projeto Yeshe De - Preservação Textos Sagrados

Os Centro Nyingma de São Paulo e do Rio de Janeiro estão conectados ao Yeshe De, um projeto internacional, que atua na preservação, produção e distribuição de textos sagrados do budismo tibetano. 

Em 1959, o vasto corpo de literatura budista quase se extinguiu quando 6.000 mosteiros, colégios e bibliotecas foram destruídos no Tibete. O TNMC (Tibetan Nyingma Meditation Center) e o Projeto Yeshe De Preservação de Texto determinaram que a tradição da grande sabedoria do Budismo Tibetano não terminará como outras culturas - seu conhecimento não ficará perdido para a humanidade. 

Bodh_Gaya_2018_2284_w1.gif

Os Centro Nyingma do Rio de Janeiro e de São Paulo foram fundados por Tarthang Tulku Rinpoche e estão conectados ao projeto Yeshe De, um projeto internacional que atua na preservação, produção e distribuição de textos sagrados do budismo tibetano.

Produzimos livros budistas e, neste momento, publicamos três coleções: os escritos completos do extraordinário mestre do século XVIII Jigme Lingpa, os elegantes escritos do mestre do século XX Shechen Gyal (Shechen Gyal Tshab) Tshab e o profundo mestre do século XVIII Kathog Gertse. 

Assita ao video da campanha APOIE O BUDISMO PARA O MUNDO.

Por que estes textos são importantes?

Em todo lugar do mundo hoje há sofrimento, confusão e divisão. Mais do que nunca, o mundo precisa da sabedoria que os escritos de 1400 anos de mestres budistas tibetanos têm a oferecer. Esses textos dos grandes professores antigos falam diretamente sobre a situação humana moderna, cortando o tempo e as diferenças culturais. Sua sabedoria pode nos guiar para restaurar a calma, o equilíbrio e a harmonia dentro de nós mesmos, desenvolver o cuidado e a compaixão pelos outros e trazer conhecimento e sabedoria para informar nossas ações e nos permitir participar de forma significativa no mundo.

A transmissão e tradução deste vasto corpo de literatura no Ocidente levará décadas, e nesse meio tempo, precisamos manter as tradições de sabedoria vivas, vitais e fortes dentro da comunidade tibetana na Ásia.

E é por isso que estamos pedindo para você doar agora.

Veja todos os lugares para onde os livros do projeto Yeshe De vão depois de serem distribuídos em Bodh Gaya e o alcance a monastérios, praticantes que mantêm a tradição do budismo tibetano vivo.

Mapa da distribuição de livros gratuitamente a monastérios, monges, monjas e a todos os praticantes presentes na cerimônia da Paz Mundial em Bodh Gaya, na Índia.

Veja algumas imagens da Cerimônia da Paz 2018, onde os livros são distribuídos.