top of page

World Peace Monlam Chenmo

Grande Cerimônia pela Paz Mundial

A visão de Nyingma Monlam Chenmo é o resultado do nobre gesto e generosidade do Venerável Tarthang Tulku Rinpoche.

Muitos Gurus iluminados e reverenciados, Yogues, Tulkus, Khenpos se uniram e se reuniram no local sagrado de Bodhgaya durante os primeiros dez dias do décimo segundo mês do calendário tibetano no ano 1989 para dedicar-se ao sagrado Vajrasana, Bodhi Tree e Khen-lop-cho com monges, freiras, ngakpas, leigos e budistas ocidentais. Foi uma ocasião única na história moderna da Tradição Nyingma.

 

O efeito do mundo dilacerado pela guerra, tirania, opressão e genocídio - o testamento de negativos, preconceito, ganância e ignorância ensangüentados pelo sangue, que destruíram a humanidade, resultando na negação de seus direitos e difamando seus valores, teve um impacto profundamente adverso sobre o mundo - no Buddha Dharma em geral e a tradição viva dos Nyingma em particular.

Desde 1989 Nyingma Monlam Chenmo é realizada no lugar sagrado de Bodhgaya durante os primeiros dez dias do décimo segundo mês do calendário tibetano todos os anos, conforme decidido pelos mais reverenciados Gurus da Tradição Nyingma. O décimo dia é observado como dia Guru Padmasambhava e Tsog (Prasad ou Refeição Simbólica) é oferecido com devoção ao Guru Padmasambhava, que testemunha a conclusão do Monlam anual.

 

O 18º dia do 12º mês é igualmente um dia significativo na tradição Nyingma, que é observado como o aniversário do muito bem-informado Longchen Rabjampa (1308-1363), um dos maiores reveladores dos Tratados Tântricos (Tertons) na história Nyingmapa. Sua observância a cada ano pelos seguidores Nyingma está sendo continuamente apoiada pela gentil generosidade de Tarthang Tulku Rinpoche.

 

Assim, Nyingma Monlam Chenmo realizado durante o décimo segundo mês do calendário tibetano tornou-se uma ocasião auspiciosa para os seguidores Nyingma orarem pela paz mundial e dedicarem esses dias aos fundadores de sua tradição, Bodhisatva, Guru Padmasambhava e Trisong Deutsen. (Kunkhyen Longchenpa) em Bodhgaya.

 

A necessidade de rezar pela Paz Mundial foi assim vista como a causa de uma assembléia universal que cristalizou na forma do Nyingma Monlam Chenmo para gerar e cultivar um senso de experiência espiritual interna entre o ser humano em geral e os seguidores Nyingma em particular, que é visto como uma necessidade absoluta para fortalecer os valores humanos e manter as tradições do budismo tibetano, em sua forma mais pura, perpetuamente no futuro.

 

Atualmente, o Nyingma Monlam Chenmo oferece a única ocasião para os membros das diversas linhagens da Tradição Nyingma se reunirem. Assumiu importância vital para trazer maior compreensão e cooperação entre todos. Espera-se fervorosamente que o Monlam (cerimônia para a paz mundial) promova laços mais estreitos e maior unidade que asseguraria maior harmonia nos anos vindouros.

 

Assim, a visão de Nyingma Monlam Chenmo é rezar pela Paz Mundial em Bodhgaya para garantir que os valores divinos propagados pelos nossos fundadores Khen-Lop-Cho-Sum continuem a guiar e ajudar todas as gerações nos anos vindouros.

Celebrando a 31ª Cerimônia pela Paz Mundial

Neste ano de 2020, a cerimônia acontece no final de Janeiro.

O CNB estará participa simultaneamente com uma cerimônia de preces e mantras em São Paulo. Horário a ser anunciado. Você está convidado a participar da cerimônia.

Fotos da Cerimônia, Bodh Gaya, India, um dos 4 lugares sagrados do Budismo Tibetano.

bottom of page